Home Notícias

Asdef é selecionada para participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Image alt

A Asdef conquistou o direito de participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa. O direito foi concedido durante a 1ª Audiência Pública para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de João Pessoa, realizado na última terça-feira (18) pela prefeitura da cidade. A atividade aconteceu pela manhã no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e contou com a participação de representantes diferentes segmentos, incluindo o da pessoa com deficiência.

O plano tem como objetivo a elaboração de diretrizes para proporcionar o acesso seguro no espaço urbano da Capital paraibana, visando como prioridade os pedestres, ciclistas, transportes públicas, de carga e veículos individuais. Em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A vice-presidente da Asdef, Carolina Vieira participou da audiência representando a instituição e conquistou para a entidade a oportunidade de participar da elaboração do plano. A primeira etapa do processo de elaboração se baseia no diálogo com os segmentos envolvidos e deve acontecer a partir de 31 de julho com a convocação prévia dos segmentos. O projeto prevê um horizonte de planejamento de até 2037.

Diversos aspectos serão considerados dentro do plano, tais como: a circulação de pessoas nas vias; a acessibilidade para pessoas com deficiência; os serviços de transporte público coletivo; a infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; as áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos; os mecanismos e instrumentos  permanentes de financiamento do transporte público coletivo, entre outros.

A elaboração do Plano prevê as fases de pré-diagnóstico (com reuniões setoriais), diagnóstico (para entender a mobilidade do presente com a opinião da população e pesquisas), o prognóstico (para estimar o que acontecerá com a mobilidade no futuro), as propostas, o texto final (seleção de propostas de maior impacto positivo) e, por fim, a fase de monitoramento, que irá medir os impactos do Plano. Segundo o prefeito, após a sua elaboração, o Plano será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Com informações: Prefeitura Municipal de João Pessoa